A faculdade de Engenharia da Universidade Rovuma está a implementar com parceiros um projecto de Protecção de Dados e Cibersegurança. Denominado Project ProCyD: A Modular Higher Education System in Data Protection and Cybersecurity for Supporting the Digital Transformation in Mozambique and South Africa, o objectivo do projecto é a introdução e o reforço da protecção de dados e da cibersegurança no ensino superior, a fim de apoiar a transformação digital em Moçambique e na África do Sul.
A transformação digital é um desafio que todos os países do mundo devem enfrentar. A digitalização necessita de segurança e de pessoas que, com base em conhecimentos de segurança e protecção de dados, possam avaliar de forma realista os benefícios e os riscos que acompanham esta transformação. O projecto pretende dar um contributo significativo neste domínio. O plano consiste em conceber e implementar cursos a diferentes níveis: Um curso de qualificação básica geral que visa sensibilizar para a relevância da protecção de dados e da cibersegurança e fornecer conhecimentos básicos nestes domínios, bem como programas de estudo ao nível da licenciatura e do mestrado.
O Director da Faculdade de Engenharia, Prof. Dr. Guedes Caetano, afirmou que para responder ao desáfio das instituições parceiras de Moçambique e por não dispor de pessoal docente qualificado nas áreas temáticas visadas, foi planeado um programa-piloto de mestrado com semestres no estrangeiro - na Universidade Masaryk - República Checa, durante o período de execução do projecto. As instituições parceiras podem enviar participantes selecionados para este programa de mestrado. Isto criará um grupo inicial de especialistas, bem como de professores, que assegurarão a sustentabilidade dos resultados do projecto.
O projecto é coordenado pela universidade alemã University of Technology Dresden. Fazem parte do projecto as seguintes instituições: Universidade Rovuma (Moçambique), Masaryk University (República Checa),Università Degli Studi Guglielmo Marconi-Telematica / Unimarconi (Itália), Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique), Universidade Pedagógica (Moçambique), Universidade Licungo (Moçambique), Instituto Nacional de Governo Electrónico - INAGE (Moçambique), Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação - INTIC (Moçambique), Rhodes University (África do Sul) e a Tshwane University of Technology (África do Sul).