Alusivo ao dia 14 de Março, consagrado o dia Internacional de Matemática, o Instituto Superior de Transportes, Logística e Telecomunicações (ISTLT), através do Núcleo de Pesquisa em Métodos Quantitativos Aplicados (MEQUA), realizou uma palestra que versou sobre os resultados de uma pesquisa com a temática "Factores que dificultam a aprendizagem da Matemática: Um estudo com os Estudantes das Instituições de Ensino Superior (IES) em Nacala".
A divulgação dos resultados da pesquisa foi apresentada pelo MSc. Sanito Alfredo, pesquisador do MEQUA. O evento contou com a presença de pesquisadores, docentes e discentes das IES em Nacala.
Os resultam versam que factores cognitivos configurados pela dificuldade na compreensão de conceitos básicos, o esquecimento de fórmulas e os problemas na resolução de exercícios; o factor pedagógico configurado pelas metodologias de ensino pouco interactivas, a falta de incentivo na participação e os materiais didácticos inadequados; e por último o factor emocional configurado pela ansiedade ao estudar a matemática, o medo de errar e a desmotivação por notas baixas: são os mais impactantes no desempenho dos estudantes na disciplina de matemática.
A palestra foi bastante enriquecedora, trazendo reflexões importantes sobre como ultrapassar as dificuldades encontradas na aprendizagem da matemática.
Os resultados levam a concluir que há necessidade de reforçar os conceitos básicos da matemática e deve-se apostar nas Metodologias Activas em salas de aulas na leccionação da disciplina de matemática.